A casa está implantada em uma faixa de terra entre o mar e as montanhas da Serra do marco, Ambos ecossistemas são extremamente exuberantes. As montanhas são cobertas com a nativa de Mata Atlântica (o mais ecossistema bio-diversificado do planeta). A praia é bastante pequena, e pouco movimentada. A água do mar é cristalina, protegidos por pequenas ilhas do Oceano Atlântico.
Uma grande parcela de terra dentro de um condomínio de poucas casas, sem separação física entre elas, faz com que os elementos naturais seja o principal aspecto a ser considerado para o arranjo do edifício. A casa é um elo entre as forças naturais que a rodeiam. A casa foi completamente remodelada. Do edifício original, temos apenas preservação de sua localização, a sua estrutura de laminado de madeira e algumas paredes.
Todos os andares e acabamentos foram removidos e uma estrutura nova de telhado foi adicionado, de modo a aumentar a altura do pé direito. Na Remodelação tiveram o objetivo de fortalecer a característica da casa de ser uma ligação com as forças naturais. O espaço privado foi dividido em partes iguais e os espaços foram unidos em um único espaço amplo.
A casa é uma grande plataforma retangular com seus lados mais longos paralelos à praia. O edificação está praticamente descansando na areia da praia. Um das duas maiores fachadas frente à praia e os outros olhares nas montanhas. Estas fachadas grandes são compostas de aberturas largas e amplas varandas lineares. Varandas paralelas em fachadas opostas ajudam na circulação para os quartos diferentes.
Foram consideradas conceitualmente importantes, que as paredes de alvenaria e os elementos opacos devem ser distribuídos perpendicularmente à praia, de modo a proporcionar a transparência e fluidez ao edifício. Elementos de fechamento móveis e transparentes são distribuídos paralelamente à praia e foram desenhados de modo a proporcionar a abertura máxima. Na varanda, portas de correr sobre carris independentes pode ser tudo retirado para fora do perímetro da casa, nos quartos, portas de correr e rolar venezianas permitem a entrada de luz e ventilação.
A casa coloca resistentes atividades semelhantes em conjunto, de modo a aumentar a qualidade dos espaços. Áreas privadas da casa foram projetados para proporcionar o máximo de privacidade, e suas áreas de uso comum devem promover o convívio máximo ao espaço. A casa tem quatro quartos iguais, independentes, com entradas separadas e acesso direto para as varandas.
Tentaram colocar as áreas de uso comum, tais como sala de estar, sala de TV e cozinha juntos em um espaço único e amplo. Essa característica promove reunião e proporciona a agradável sensação de um espaço com variedades múltiplas. Ao contrário da sala, os quartos têm um pé direito mais baixo, tendo portanto uma proteção que abriga usuários durante seu descanso.
A varanda é também um espaço especial. Atua como um prolongamento na areia da praia, que também é tradicionalmente um espaço de uso comum, com as aberturas das portas de correr da sala, permite que o espaço seja único, pois com a praia presente. Assim, a casa tem agora um espaço de convivência única, uma "sala-varanda-praia".
A plataforma retangular é feito de concreto armado, é distante do chão, e coberto com placas quadradas de pedra 57x57cm. A estrutura original é composta de laminado de vigas de madeira. A estrutura do telhado novo é feito de vigas de madeira Itaúba, pronta com os laços metálicas e parafusos de aço inoxidável. O telhado é do tipo sanduíche, feita de alumínio com um recheio de poliuretano de 50mm.
Teto dos quartos é feito de placas pré-pintadas de MDF. Caixilhos são em alumínio anodizado e vidro laminado. O fecho na posição vertical entre o azulejo metálico e os caixilhos é em cristal alveolar 10 milímetros de policarbonato. As paredes das áreas molhadas são cobertos com cores vítreo de vidro telhas. O mobiliário é composto de bases metálicas de aço inoxidável.
by : Nitsche Arquitetos Associados
Nenhum comentário:
Postar um comentário