O primeiro de uma série de estudos sobre a adaptação de vernáculas australianos tipologias suburbanas, 'borrada House' é uma grande renovação e extensão de um original bungalow californiana da década de 1930 em Melbourne interior-norte. Reagindo à convenção estabelecida de extensão residencial que prescreve uma justaposição dissonante dos atuais "velhos" e surgiu "novos" elementos arquitetónicos, a 'borrada House' oferece uma proposta alternativa, que um modelo intermediário entre 'velho' e 'novo' para produzir um híbrido. Aos poucos, a transição do vernáculo para o contemporâneo, a divisão de elementos arquitetônicos são deliberadamente ambíguo, produzindo uma única linguagem formal e visual.
Vista da rua, a casa aparece em grande parte normal e inalterada, com uma pequena janela com grades a única dica de reconfiguração, tanto interna como externamente. Movendo-se através da casa, é introduzida progressivamente novos materiais, personagens espaciais e linguagens formais. Até o momento da chegada no quintal, a casa se transformou em um lugar diferente, não mais reconhecível de seu ponto de partida original, uma contemporaneidade surge repentinamente.
Refletindo a estratégia formal de transição, os quartos da frente da propriedade são deixados em grande parte inalterada, mantendo-se mais fechado. Por outro lado, os espaços de vida para a o quintal são progressivamente mais aberto e interagindo com as áreas de jardim e piscina. Estes espaços variados respondem a diferentes modos de vida, com volumetria diferente, acústico, e qualidades de luz. Embora estes espaços estão ligados a um maior ou menor grau, eles não tem plano aberto em um sentido convencional, em vez de configurar em uma distribuição mais matizada de espaços distintos e funções.
Um híbrido de antigos e novos, oscilando entre o passado e o presente, a Casa turva senta-se confortavelmente na rua, como algo familiar, embora diferente. Distinta tanto da área de habitação nova e do tecido original suburbano.
by : BiLD architecture
Local: Melbourne, Australia
Nenhum comentário:
Postar um comentário